Segunda etapa da distribuição dos Kits de Merenda Escolar, em 2021, acontece nesta semana, em Macaúbas, afirma a Coordenadora do SEMAE

De acordo com a Coordenadora do Setor Municipal de Alimentação Escolar (SEMAE), Edileusa Figueiredo, todos os estudantes do Município de Macaúbas-BA estão sendo atendidos com o ‘Kit Merenda Escolar’. Tanto nas unidades da Zona Rural, como também nas da sede, estão sendo realizadas as entregas pelo referido Setor – que faz parte da estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Prefeitura de Macaúbas – e cada unidade repassa para seus estudantes. Portanto, para saber como será o cronograma de entrega em cada local, o pedido é que a população entre em contato com a escola em que se encontra matriculado (a).
Segundo Edileusa, o trabalho de montagem e entrega do segundo kit deste ano já foi feito e finalizou nesta quinta (17):

 

“As entregas do segundo kit de alimentação escolar, nas unidades do município, aconteceram entre os dias 08 e 17 de junho”.

 

Para estabelecer um critério, os kits foram montados com uma quantidade proporcional a cada unidade escolar:

 

“Tudo montadinho, seguindo as resoluções do PNAE e com acompanhamento de uma nutricionista responsável, com o quantitativo de alunos de cada unidade escolar”.

 

A distribuição dos alimentos, para as escolas, foi feita por rota, por isso alguns locais já conseguiram entregar aos estudantes e outros vão fazer isso, nesta semana:

 

“Vai por rota, aí cada dia entrega uma rota com 10, 12 escolas… Vai depender da localidade. Já entregamos em todas as unidades e tem escola que já distribuiu para os pais e já estão devolvendo o comprovante para arquivamento, outras ainda irão fazer este repasse  A escola é quem marca, qual que é o melhor dia, de acordo com a realidade de cada uma”.

 

Por essa razão, Edileusa reforça a importância dos alunos, pais e/ou responsáveis entrarem em contato com a referida unidade escolar, a fim de descobrir qual a data que irá receber os produtos. Isso devido cada instituição ter um cronograma diferente:

 

“Conforme vai recebendo, cada unidade vai organizando e fazendo o repasse dos mesmos para os responsáveis dos alunos, de acordo com a realidade de cada uma, haja vista que é necessário fazer uma divisão por turmas, caso possua grande quantitativo de alunos, para que não haja aglomeração”.

 

Por conta da Pandemia, o setor de merenda também recomenda o cumprimento dos protocolos de distanciamento. Isso que Edileusa salientou:

 

“Lembrando que as entregas seguem todo um protocolo de distanciamento e cuidados para prevenção do Covid-19”.

 

Segundo a Coordenadora, mais de 7 mil estudantes serão beneficiados:

 

“Ao todo, são 85 unidades escolares municipais, que vão desde as creches aos colégios e mais de 7.000 alunos contemplados”.

 

Para finalizar, a Coordenadora informa que essa não é a primeira vez que isso acontece, em 2021:

 

“Já é a segunda entrega desse ano de kit”.

 

Já para a Secretária Municipal de Educação, Léia Jerusa, a parceria da Prefeitura com o Setor Educacional foi fundamental para essa entrega acontecer:

 

“É com muito empenho, dedicação e seriedade que a Prefeitura Municipal de Macaúbas, a Secretaria Municipal de Educação, o Conselho de Alimentação Escolar e, especialmente, a Coordenação do setor de Merenda Escolar, do Município de Macaúbas, e equipe, vem administrando a Merenda Escolar destinada aos estudantes da rede pública municipal de Macaúbas”.

 

Léia ainda destaca que a qualidade dos alimentos faz parte de uma preocupação que a gestão tem para com os alunos:

 

“Os itens ofertados são da melhor qualidade, conforme comprovam os kits já entregues até o momento. A preocupação com o alunado se estende em todas as esferas. A Secretária Municipal de Educação, juntamente com o Prefeito Municipal e toda sua equipe, têm se esforçado para que os alunos tenham seus direitos garantidos. E assim, possam ter uma qualidade de vida melhor e mais saudável”.

 

A Secretária avalia como mais uma ação positiva, em prol da comunidade, ao relatar que mesmo com diversas dificuldades, o kit foi garantido aos estudantes:

 

“Essa ação de garantir, da melhor maneira possível, o direito dos estudantes ao acesso a uma alimentação escolar de qualidade, mesmo durante o período de suspensão das aulas, demonstram o quão importante é essa parceria entre a Secretaria de Educação, com o prefeito Aloísio Rebonato, haja vista a necessidade de empenho de toda equipe administrativa para o êxito dessas ações, diante de todas as dificuldades impostas pela Pandemia”.

 

Portanto, para saber quando o kit será entregue em cada unidade escolar, entre em contato com a escola que estiver veiculado e busque informações sobre a entrega do Kit Merenda Escolar.
Reportagem: João de Jesus
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email