Reivindicação de muito tempo, por parte dos moradores do local, a construção da ponte na divisa entre Ibitiara e Boquira está em planos dos gestores, diz líder do Governo na Câmara Ibitiarense

Moradores cobram ações no local, devido a dificuldade para se atravessar o rio, em momentos de cheias

Alguns ouvintes da Rádio Macaúbas FM entraram em contato com a emissora para cobrar explicações, por parte dos órgãos públicos, em relação a ponte que liga Ibitiara/BA a Boquira/BA. Segundo os moradores, o local fica nas proximidades do Povoado de Bela Vista, região da Caatinga.

De acordo com os populares, existe a necessidade da construção de uma ponte sobre o Rio Paramirim, que faz a divisa dos dois municípios.

Os mesmos ouvintes enviaram para a equipe de jornalismo da rádio, vídeos em que mostram a dificuldade dos residentes desses locais em atravessar de um lado para o outro.

Nas imagens é possível notar que os moradores passam no meio da água, com alimentos e utensílios domésticos, de um lado para o outro.

Em outro vídeo, um caminhão, que ficou atolado no local, precisou do auxílio de uma retroescavadeira para puxá-lo e seguir viagem ao município vizinho.

Além disso, é visto nestes conteúdos digitais também, uma canoa transportando duas pessoas, que carregam um caixão com um corpo para ser velado na localidade próxima, que fica do outro lado do rio.

Devido a essa reivindicação, de anos da população de Ibitiara e Boquira, a equipe de jornalismo da Macaúbas FM buscou esclarecimentos, com pessoas ligadas as Gestões Municipais.

O líder do Governo na Câmara Municipal Ibitiarense, vereador Sivaldo Amorim, se dispôs a informar que uma reunião para construção da ponte em Bela Vista já foi feita. Além disso, ele diz que os Gestores dos dois municípios estão empenhados em formalizar um meio de realizar a obra.

Houve uma reunião já, entre os dois prefeitos Wilson e Luciano, pra fazer essa parceria, porque como é divisa, não compete tão somente a Ibitiara, apesar de que o prefeito tem todas disponibilidades e quer resolver esse problema.

O legislador afirmou que, devido a pandemia da Covid-19, entre outros fatores, existe uma dificuldade dos municípios realizarem as obras.

Hoje, você sabe a dificuldade que os municípios encontram, é muita dificuldade nessa questão financeira. Mas o prefeito têm buscado parcerias.

Ele informa que o esclarecimento que se pode fazer aos ouvintes dessa região é que a reunião foi feita e que os gestores estão querendo realizar o serviço.

Foi realizada uma reunião entre o Prefeito Wilson e o Prefeito Luciano, no ano passado (2021). Eles traçaram essa situação da ponte e estão buscando uma forma, com recursos próprios ou então vão buscar recursos, como por exemplo, a Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA).

Segundo Amorim, o que não se pode estipular é o tempo que a obra irá começar.

Eles que tem o desejo de realizar. Eu não posso te dizer que vai sair daqui um mês, daqui dois meses, este ano ou ano que vem. Mas o pontapé inicial foi dado, que foi essa reunião entre os gestores pra poder buscar uma forma de fazer a construção da ponte.

Sivaldo salienta que o projeto está nos planos das duas gestões.

Faz parte tanto do plano de ação de obras dos governos tanto de Boquira, quanto de Ibitiara, a gente sabe a dificuldade. Por exemplo, (moradores de) Bela Vista tem que atravessar (o rio), (ou) vim por Ibipitanga/BA. Daí essa ponte, a gente sabe que vai ser de grande valia, vai encurtar essa distância, pra que o pessoal tenha acesso também a Boquira.

A reunião citada pelo vereador foi registrada pelo Prefeito Wilson, nas suas redes sociais. Em uma publicação no Instagram, datada em 11 de junho de 2021, ele informa que esteve reunido com representantes da Gestão Municipal de Boquira, para solicitar ao Governo Estadual meios de se realizar a ponte sobre o Rio Paramirim.

Esteve ontem (10), quinta-feira, em meu gabinete na Prefeitura Municipal de Ibitiara, o prefeito de Boquira, Luciano da Farmácia, juntamente com a Vice-Prefeita, Jucinalva Viana, o Secretário de Obras, Nelson Henrique, e o Secretário de Administração, Evandro, ressaltando também a participação deste projeto o Prefeito Beto do município Ibipitanga. O objetivo desta parceria será solicitar ao Governo Estadual através da SEINFRA – Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, a contemplação de uma ponte sobre o rio Paramirim, no povoado de Bela Vista, buscando melhorar o acesso das cidades circunvizinhas, como, Boquira, Ibipitanga, Macaúbas, Oliveira dos Brejinhos.

De acordo com o gestor, a partir desse encontro, houve uma confiança maior na realização do futuro projeto.

Com essa nova proposta estaremos confiantes em realizar esse futuro projeto que buscará melhorias para nosso município e aos municípios vizinhos.

Por: João de Jesus / Fotos: WhatsApp/MacaúbasFM

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email