Projeto Cultura na Praça reúne diversos segmentos artísticos de Macaúbas com intuito de valorizar o setor cultural

Artistas locais se reuniram na Praça Bela Vista para mostrar seus trabalhos artísticos.

Nesta sexta-feira (29 de Outubro) deu-se início ao Projeto Cultura na Praça, no Bela Vista, sede de Macaúbas/BA. O evento contou com exposições e apresentações de artistas locais, como o Grupo de Teatro Arte Cultura e a Banda Irmandade Tapuia.
Além disso, diversos outros segmentos culturais do município estiveram presentes para mostrar seu trabalho, como fabricantes de artesanato, produtos naturais, escultores, entre outros.
Para o desenhista Nato Souza, esse evento pode alavancar um futuro promissor para o setor artístico de Macaúbas. “Foi de grande ajuda para artistas como eu. Espero que venha muito mais pela frente”.
O jovem, que apresentou seus desenhos feitos em cadernos, diz que já realiza esse trabalho desde criança e percebe a necessidade de valorização, por parte do povo. “A maior dificuldade na minha opinião é a falta de interesse da população nas artes visuais, pois acho que o povo daqui dá [mais] valor para arte musical”.
Para o Secretário de Cultura, Adgilson Figueiredo (Gil de França) o principal objetivo do projeto é a visibilidade e o fomento aos fazedores de cultura. Além disso, ele destaca que o trabalho não acontece apenas nesta sexta, mas terá outras edições. “Esse projeto é uma ideia de projeto continuado, não é um evento isolado”.
Ele ainda completa dizendo que o Cultura na Praça engloba todas áreas culturais. “Nós vamos ter os fazedores de cultura na praça, em diversos segmentos: barro, palha, pedra, enfim, todo fazedor de cultura que nosso município traz vai está expondo seu produto na praça, numa maneira de fomento a este segmento e também na ideia de dá visibilidade a esses fazedores de cultura”.
Quem tem o trabalho cultural como forma de sustento, percebe que eventos como esse são as melhores opções para mostrar sua forma de trabalhar para o público. “Até por que hoje em dia basicamente só temos a rede social para levar ao povo o que fazemos”, disse uma produtora de sabonetes e produtos naturais na exposição desta sexta.
As crianças também tiveram o momento de lazer, com brinquedos disponibilizados ao redor da praça.

Esse que foi um evento promovido pela Secretaria de Cultura de Macaúbas, que está fazendo o cadastro de artistas. Para participar, basta procurar a pasta e realizar o cadastramento. (Relembre aqui a agenda).

Reportagem: João de Jesus
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email