Panela de pressão explode na Feira de Macaúbas; Apesar do susto, ninguém se feriu

Na manhã desta quarta-feira (19 de janeiro de 2022) houve uma explosão de panela de pressão, numa barraca da Feira Municipal de Macaúbas/BA. O objeto, que era usado para cozinhar feijão, acabou explodindo e danificando o fogão em que estava. Apesar do susto, ninguém se feriu.

Era por volta das 10 horas da manhã, quando a cozinheira Ermita Marques estava terminando de preparar o almoço, para começar a servir aos clientes. Ela estava de costas para o fogão e foi surpreendida com a explosão.

A panela de pressão desceu, danificou o fogão e depois subiu, jogando parte do que tinha dentro (feijão) para todos os lados, inclusive na cobertura da feira.

Após isso, a panela caiu no chão, mas não atingiu ninguém.

Ermita, apesar de assustada, disse que conseguiu servir o almoço aos clientes normalmente, mas o fogão ficou tão danificado que ela não irá mais usar.

Por João de Jesus / Fotos: João de Jesus/MacaúbasFM

Para evitar ter esse tipo de problema, é indispensável adotar alguns cuidados tanto na hora de usar quanto no momento da manutenção do seu utensílio. Confira 6 dicas para evitar que a panela de pressão exploda.

1 – De olho na válvula
Segundo dados da Sindicato Indústria Artefatos de Metais Não Ferrosos de São Paulo (SIAMFESP), o não funcionamento da válvula de segurança é o principal motivo para as explosões. Para saber se a sua está em perfeito estado, observe se ela está soltando fumaça e fazendo barulho.

Além disso, se precisar substituir item, siga as instruções do fabricante à risca. A troca da válvula por acessórios não originais pode oferecer ainda mais perigo.

2 – Borracha novinha
Outro item que precisa estar em um bom estado é a borracha de vedação que fica na tampa. Se perceber que ela está ficando frouxa, é hora de trocar ou até mesmo substituir sua panela de pressão.

3 – Atenção ao tempo
Esquecer o utensílio no fogo é um perigo imensurável. Quando deixada por mais tempo que o necessário no fogo, a panela pode explodir. Por isso, quando a válvula de pressão começar a chiar, fique atento para retirar os alimentos no tempo correto.

4 – Limite
Use sua panela da forma correta, preenchendo até 2/3 de sua capacidade máxima com alimento ou água. Exceder esse limite pode causar entupimento das válvulas e até causar uma explosão.

5 – Espere para abrir
Outro erro muito comum relacionado a esse tipo de objeto ocorre na hora de abrir a panela. É preciso aguardar até que ela esfrie para retirar a tampa, e é por isso que muitas pessoas a colocam embaixo da água. Mas atenção: nunca deixe o pino de pressão em água corrente.

6 – Limpeza da válvula
A válvula de pressão funciona como uma espécie de aviso para o cozinheiro. Para se certificar que ela está em perfeito estado e evitar o entupimento, faça uma limpeza do item de tempos em tempos.

Retirado de: https://editalconcursosbrasil.com.br/noticias/2022/01/atencao-6-cuidados-que-evitam-a-explosao-da-sua-panela-de-pressao/

Fonte: Ibrafe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email