No dia Mundial da Doença de Chagas, a Secretaria de Saúde de Macaúbas fez um alerta importante

Ao ver um barbeiro, procure levar até o setor responsável

No último dia 14 de abril foi celebrado o Dia Mundial da Doença de Chagas. Essa data é bastante lembrada, para aumentar a conscientização sobre essa enfermidade negligenciada. A primeira vez que esse fato foi comemorado aconteceu no ano de 2020.

Em Macaúbas/BA, a Secretaria de Saúde fez um alerta à população. Usando as redes sociais, o órgão divulgou uma publicação em que explica como o cidadão deve proceder ao sentir que encontrou um barbeiro (inseto responsável por transmitir a doença).

Segundo a pasta, a celebração do dia ajuda a dar mais visibilidade e atenção à enfermidade. Além disso, aumenta o nível de conscientização sobre a importância da detecção precoce, ampliação da cobertura diagnóstica e o acesso equitativo, entre todos, à atenção clínica.

Características

O barbeiro possui uma boca do tipo “picador-sugador”. Ela é reta e não ultrapassa o primeiro par de pernas.

Ele pode se esconder em frestas de paredes, por isso é importante que se reboque casas e depósitos, que há uso por parte das pessoas.

Os ambientes sujos podem ser locais de aparecimento deles, por isso mantenha-os sempre limpos e sem entulhos.

Ao comer alimentos, os seres humanos precisam lavá-los sempre e cozinhar bem, se for o caso.

A alimentação do barbeiro é a base de plantas e outros insetos.

Como proceder

Ao encontrar um barbeiro, o pedido da Secretaria é que não o mate, pois é importante que se faça a entrega ao setor responsável.

Por isso, a pasta explica os cuidados que a população precisa ter ao fazer esse processo.

Primeiramente, sempre use luvas ou sacos plásticos para proteger a mão. Pegue o inseto e coloque dentro de um recipiente fechado, de preferência o próprio saco.

Ao fazer isso, leve até o Laboratório de Entomologia na Vigilância Epidemiológica (que fica situado na antiga FAMAC, sede de Macaúbas).

Por: João de Jesus / Fotos: Divulgação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email