Diversos moradores da Comunidade chamada Soen de Brejo João Ursino, município de Macaúbas-BA, procuram o Blog na esperança de tornar público a reclamação sobre a falta de energia no local. De acordo com os informantes, a equipe da Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) visitou a localidade em 28 de abril de 2016, dia este que deu início a revisão do projeto. Mas, até o presente momento, ainda não foi instalada a energia no lugar.
Na confirmação de visita inicial da empresa à localidade, o número do ‘expediente’ é 9100908180. Aparece também o nome do Povoado de Canabrava, que é uma Comunidade próxima do Soen.
Em Brejo João Ursino, que fica há 2 km de distância do Soen, já tem rede de energia. Isso deixa algumas pessoas do local se questionando, pois tão perto e até agora ainda não foi instalada.
Segundo Antônio Alves de Abreu, morador deste lugar, são 8 casas no total. Na maioria, os residentes buscam outros meios para não ficarem no escuro: “a gente usa aqui um lampião, (…) muito sofrido aqui, pois a energia passa tão perto”. Ele morava em Canatiba, porém, há 20 anos adquiriu uma propriedade em Soen.
De acordo com o informante, alguns populares têm placas solares, enquanto outros estão no escuro, aguardando a energia elétrica chegar.
Ainda segundo ele, muitas pessoas compraram terrenos no local, mas não construíram ainda por falta da iluminação.
A Coelba já inseriu as marcações, há 2 anos atrás, e fizeram uma projeção de 90 dias para finalização do serviço.
Soen que fica também perto de Desterro, no sentido Coqueiro.
Nestes conteúdos digitais, é visível os locais onde foram inseridas as marcações para instalação dos postes, as confirmações de que as residências receberam a visita da equipe do Programa Luz Para Todos e os instrumentos usados por algumas pessoas para não ficarem no escuro, como o lampião.
A equipe de reportagem, mais uma vez, foi até a Coelba, para mais esclarecimentos sobre o caso. Segundo a atendente, projetos como esse devem ser acompanhados pelos cidadãos, através do número de telefone 116. Neste canal de atendimento, as pessoas informam os dados, bem como conversam diretamente com o setor responsável.
Além disso, ela enfatiza que o usuário deve ligar mais de uma vez, visto que muitas pessoas que atendem a ligação podem não encontrar nenhum projeto para o CPF informado. Então, o pedido da Coelba é buscar uma resposta pelo telefone, torcer e aguardar.
Como o local não tem energia elétrica, consequentemente também os moradores possuem dificuldades para usarem celular. Por isso, a pessoa pode pedir a algum conhecido, de um outro lugar, para ligar, informar os dados e tentar contato com a Coelba.
Quanto mais tentar, mais chances de ter o serviço recebido.
O espaço fica aberto para mais pessoas se posicionarem sobre o caso, bem como agradecemos a confiança dos moradores do Soen e desejamos boa sorte. Que numa próxima, a notícia seja da chegada da energia na região.
Reportagem: João de Jesus