Mais uma região da Zona Rural de Macaúbas/BA sofre com um princípio de incêndio

Uma área de serra na região do Cantinho, que fica no Distrito de Canatiba, município de Macaúbas/BA sofre, há dois dias, com uma queimada. O fogo se alastra, devido a intensidade dos ventos e o tempo seco. A queima começou, mais precisamente, na sexta-feira (17).

O local é de difícil acesso e o controle das chamas está sendo com enorme dificuldade. Segundo informações apuradas pelo Blog Região Acontece, o incêndio ocorre num lugar que não tem estrada vicinal para ser acessado.
A expectativa é que a equipe de Meio Ambiente, do Município de Macaúbas, tente chegar à região nesta segunda-feira (20 de setembro). Os moradores da localidade contam com essa ajuda no combate das chamas, que avançam sobre a serra.
Neste período seco e com grande intensidade de ventos, a orientação de órgãos públicos é que a população evite o fogo. Não é propício o uso dele na limpeza de terrenos.
Além disso, é necessário se atentar que qualquer deslize, pode gerar algo bem maior. A necessidade de limpar uma área não pode extrapolar o direito da vida dos seres.
Tanto que isso pode prejudicar não apenas a vegetação, como animais, o ar, o ambiente e o próprio ser humano.
Até alguns cigarros descartados em matos secos, pode ocasionar um grande fogaréu.
Comunique aos órgãos competentes, como a Defesa Civil de Macaúbas, quando precisar fazer limpezas de terrenos.
Busque ajuda e faça aceiros (faixas ao longo das cercas onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo). O intuito sempre é evitar que o fogo se espalhe para locais diversos, tornando-o sem controle.
Use terra ou areia como uma alternativa à água, para cobrir as brasas e combater das chamas. Porém, nunca enterre elas, pois alguma pode ainda ficar latente e queimar raízes de árvores e/ou se alastrar sem serem vistas.
Confira outros casos, que ocorreram na região, nos últimos meses, aqui, aqui, aqui e aqui.
por João de Jesus / Fotos e Vídeo: Divulgação WhatsApp / Região Acontece
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email