Macaúbas: Secretaria de Meio Ambiente declara ‘EXTINTOS’ os incêndios florestais em Cantinho, Barra de Cima e Maria da Silva

Gestão Municipal agradece a parceria com o Programa Bahia Sem Fogo e alerta a população que continua em vigor a suspensão de emissões da Declaração de Queima Controlada.

 

Na noite deste sábado (16 de outubro), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Macaúbas declarou extintos, os incêndios florestais que atingiram as comunidades de Cantinho, Maria da Silva e Barra de Cima. O informe veio após monitoramento pelo Sistema BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e EOSDIS/WORLD VIEW, da National Aeronautics and Space Administration – NASA.
A Gestão ainda informa que houve acompanhamento da área por terra, também não observando focos de incêndios nas referidas localidades.
Essa ação conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA), Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.
O Programa Bahia Sem Fogo disponibilizou condições necessárias, inclusive com uma base montada no Aeródromo Selma Nunes, para o combate dos incêndios que atingiram não apenas Macaúbas, como também Boquira e Paratinga.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente alerta que segue suspensa, até o dia 01 de janeiro de 2022, a emissão da Declaração de Queima Controlada (DQC). Além disso, o Governo do Estado da Bahia declarou Situação de Emergência em 16 municípios, inclusive Macaúbas, em decorrência dos efeitos de incêndios florestais recentes,
Reportagem: João de Jesus
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email