Macaúbas: Projeto Cultural na Comunidade de Boa Madeira celebra o protagonismo das mulheres do local

Nestes meses de fevereiro, março e abril, o projeto “Um olhar sobre Boa Madeira: artesãs e sambadeiras” irá celebrar o protagonismo das mulheres da comunidade, que fica na Zona Rural de Macaubas/BA. Após ser contemplado no Prêmio Cultura na Palma da Mão, a intenção dos idealizadores é também compartilhar com o público dos meios digitais intervenções artísticas. Além disso, seus organizadores garantem muitos momentos de muita alegria e festa.

Com apresentações de samba de roda, exposição de artesanato, produção de documentário e ensaio fotográfico, o projeto pretende levar aos moradores da pequena comunidade, bem como de toda região, a valorização e o fomento da cultura local.

Para se realizar esse importante plano, a comunidade de Boa Madeira conta com a parceria dos produtores Helivelto Lima e Desa Aquino, com a produtora LA BICi Galeria Cultural.

Em relação a questão financeira, o projeto tem apoio do Estado da Bahia através da Secretaria da Cultura (Prêmio Cultura Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc. Essa que foi redirecionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

A divulgação das atividades culturais pode ser vista por qualquer pessoa, através do perfil @heliveltoolima @desaaquino_ @labicigaleriacultural e pelo canal do YouTube LA BICI Galeria Cultural.

Boa Madeira fica a cerca de 18 Km da sede de Macaúbas. A comunidade conta com dezenas de casas, muitas delas adornadas por cercas de varas, além de uma igreja, feita em homenagem ao Senhor Bom Jesus, e uma escola.

Por conta do trabalho no campo, em especial a agricultura e pecuária, ser a principal atividade do lugar, como em muitos locais de Macaúbas, muitas mulheres, que também são trabalhadoras rurais, usam o artesanato para reforçar o orçamento doméstico. Elas fazem o trabalho em palha da árvore licuri (palmeira sertaneja) e levam até a feira livre da cidade para vender.

Uma das maiores tradições do local é o reisado. No período do Natal ao início do ano, muitos moradores de Boa Madeira cantam Reis, em homenagem ao menino Jesus.

Algo inédito no local é a formação de um grupo feminino para a cantoria de Reis. Essa que é uma tradição preservada e passada de mãe para filha, na qual as mulheres, em festas populares cantam, tocam, dançam e se divertem com o samba de roda.

Por: João de Jesus, com informações dos organizadores, clique aqui!/ Foto: Divulgação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email