Reivindicação do Ensino Superior Público, na região, foi uma das pautas mais levantadas pela população, na visita dele ao Território de Identidade
Na manhã deste sábado (14 de maio), a Caravana Mais Bahia participou de mais uma etapa do Programa de Governo Participativo (PGP). O evento ocorreu em Macaúbas/BA, no Clube Social e Recreativo. Entre muitas lideranças políticas, o Pré-Candidato a Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues esteve no local e discursou para um grande número de pessoas.
O Ex-Secretário de Educação da Bahia nasceu em Aiquara/BA, no Território de Identidade do Médio Rio de Contas. Ele está com 57 anos de idade, é Gestor Público, Engenheiro Agrônomo e Professor Licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana/BA (UEFS).
Antes de ir até o Clube Social e participar da PGP, Jerônimo concedeu uma entrevista exclusiva, nos estúdios da Rádio Macaúbas FM, no Programa Direto da Redação. Ele esteve acompanhando do seu Pré-Candidato a Vice-Governador, Geraldo Júnior, bem como do atual Senador da República, Otto Alencar.
Na entrevista, eles se apresentaram, contaram um pouco da história pessoal e política, bem como do que os motivaram a entrar nesse meio.
Além disso, Jerônimo destacou, entre outros pontos, a qualidade da merenda escolar, oferecida aos alunos da Rede Pública Estadual de ensino. Ele também expressou o legado que sua infância lhe proporcionou para toda a vida.
Além disso, o ex-secretário de educação reconheceu a necessidade do Território da Bacia do Paramirim contar com uma Universidade Pública, de Ensino Superior.
Após a entrevista, Jerônimo, Geraldo e Otto foram recepcionados, no Clube Social, por prefeitos e ex-prefeitos da região, alguns vereadores, bem como outras lideranças políticas da Bacia do Paramirim. Além deles, esteve presente também no local o Ex-Governador da Bahia e atual Senador da República, Jaques Wagner.
O evento começou com a apresentação de algumas pautas do setor empresarial. Elas foram lidas pelo atual Vice-Presidente da Regional da Chapada Diamantina pela Federação das Associações Empresariais da Bahia (FACEB), Diretor de Relações Institucionais pela Associação Comercial e Industrial de Macaúbas (ACIMAC) e empresário, Joseilto Lopes, conhecido como Jusa.
Entre os pontos de maiores destaques nestas pautas, também está a criação de meios para se ter uma universidade pública na Bacia do Paramirim. Além disso, uma nova possibilidade de Policlínica, Maternidade ou Clínica de Hemodiálise para o Território.
Na sua fala, Jerônimo prometeu cumprir as pautas, como a da questão do Ensino Superior. “E aqui, a Bacia está dizendo: Nós queremos uma universidade, mas se o Lula tiver alguma dificuldade de fazer, Flor, a Bahia vai fazer”, disse o Ex-Secretário de Rui Costa.
Ele ainda completou que essa poderia ser uma extensão de alguma unidade de ensino já existente e de grande projeção estadual. “É uma extensão da [Universidade Estadual da Bahia] UNEB, é uma extensão da [Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia] UESB, nós faremos”, completou Jerônimo.
Sobre o PGP, além de explanar na entrevista, dentro da Macaúbas FM, o Pré-Candidato deixou claro que a pauta citada está dentro desse projeto.
“Este é o momento de construção do nosso Programa de Governo Participativo e nós ouvimos dos presentes que a região pede por uma universidade pública. Nós nos comprometemos em atender a este pedido”, disse Jerônimo em sua rede social, após o evento.
Para acessar o PGP e relatar a sua proposta ou acompanhar o programa, basta acessar o site: https://pgpbahia.com.br/.
No dia seguinte a Caranava Mais Bahia esteve em Guanambi/BA, para também apresentar e construir o Programa de Governo Participativo.
No cronograma, o próximo local a receber a comitiva será Barreiras/BA, no dia 21/05. Um dia depois, eles seguirão no Oeste, já em Santa Maria da Vitória/BA.
Já no final do mês irão passar em outras cidades conhecidas do Sudoeste, como Vitória da Conquista/BA, 28/05 e Itapetinga/BA, no dia seguinte.
Por: João de Jesus / Foto: Divulgação