Macaúbas: Novo estatuto da Liga Desportiva foi votado por presidentes de clubes, na Câmara Municipal

Com esse documento, entre outras mudanças, a Liga e os clubes poderão elaborar projetos em parcerias

Ocorreu na noite desta última sexta-feira (13 de maio), no Plenário da Câmara Municipal de Macaúbas/BA, a atualização do estatuto da Liga Desportiva do município. O evento contou com a participação do Prefeito, secretários, presidentes dos clubes, entre outros.

O Gestor do Conhecimento, Almir Eloy, fez a introdução dessas principais mudanças que foram colocadas no novo documento. Ele explanou aos gestores das equipes presentes todos os benefícios que esse novo regulamento irá trazer ao futebol macaubense.

Essa regulamentação recebeu, a partir desta sexta, a qualificação de Entidade com Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Isso devido a sua votação e aprovação.

Essa denominação é jurídica e qualifica entidades sociais, sem finalidade lucrativa e de natureza privada. O principal intuito é celebrar o Termo de Parceria com o Poder Público. Mas isso ocorre, desde que constituída no Brasil e em funcionamento regular há, pelo menos, 3 anos.

De acordo com o Gestor do Conhecimento a aprovação deste importante projeto irá fazer com que a prática de futebol em Macaúbas seja cada vez mais regulamentada.

“Aqui hoje, em Assembleia Geral, ficou aprovado, foi mudar o formato jurídico da entidade. Cumprindo toda legislação das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público. Sabemos que existe esse, popularmente, chamado MROSC, que é o Marco Relatório das Organizações Sociais, o resultado objetivamente é esse, deixar a Liga atualizada, do ponto de vista, do seu formato jurídico. Em ato contínuo, vai ser o registro disso em cartório”, finalizou Eloy.

Segundo a Gestão ainda, esse novo estatuto é um atendimento a reivindicação dos dirigentes de todos os clubes de futebol do município.

Com a entrega desse documento, elaborado pela equipe de planejamento da Gestão Municipal, os presidentes dos clubes puderam analisar e votar. Quem tinha direito a voto eram todos o dirigentes de times, filiados à Liga e com CNPJ.

Com a aprovação, outro ponto de destaque é que as equipes filiadas, bem como as novas filiações, tornarão gerenciadores de todas as atividades da Entidade. Esta, passará a ter não só o presidente eleito pelo voto, mas também toda equipe administrativa.

Além disso, a Liga e os clubes poderão elaborar projetos em parcerias. Como também, solicitação de recursos financeiros, junto aos governos ou promover eventos para se fazer a arrecadação.

Outra mudança é a possibilidade de criação de escolas de futebol gratuita, organizar e gerir os campeonatos, entre outros.

Portanto, a Liga terá autonomia em suas funções.

Para o Diretor Geral da Liga, Edmilson, essa reunião na Câmara, na última sexta, foi importante para que novos rumos do esporte macaubense sejam traçados.

“Foi aproveitadíssima, há duas décadas e meia isso não acontece, em relação a reformulação do estatuto. Contamos lá com a presença do Prefeito, do Secretário de Esporte e Diretor de Esporte. Nunca havia tido, eu participo aqui do futebol de Macaúbas, já há décadas também. Nunca houve um prefeito numa reunião duma Liga”, completou ele.

Além disso, Edmilson relatou as principais vantagens desse novo estatuto. “A gente ganha muito com isso, filiando a Federação Baiana, onde a gente consegue várias coisas: bolas, redes, que nos ajuda muito, entre outras coisas, que a gente vai conseguir com essa reformulação”, completou o Diretor Geral.

Ele ainda disse as principais consequências positivas que isso irá trazer ao município. “A partir de agora, acho que o esporte de Macaúbas tem muito a crescer. Já tem um projeto pra gente fazer, um regional em toda região aqui de Macaúbas, na zona rural, um campeonato. Tem também a inauguração da quadra, que é aí perto do Centro Cultural e logo a gente já vai fazer também. Pensamos em fazer aqui no ginásio ou lá na quadra, um campeonato de futsal também, pra dar uma movimentada aí na cidade”, finaliza Edmilson.

Por: João de Jesus / Foto: Divulgação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email