Macaúbas: Devido a enchente no Riacho que passa na nascente dos Tinguis, o abastecimento do SAAE foi comprometido

Nesta quinta-feira (17 de fevereiro) um ouvinte enviou uma solicitação para a Redação da Rádio Macaúbas FM, pedindo explicações sobre a falta d`água na comunidade de Curral Novo, município de Macaúbas/BA. Em contato com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a equipe recebeu a resposta de que toda essa região sofre com o problema descrito, por conta que o poço que abastece a localidade ficou completamente alagado, devido a Lagoa ter enchido.

“O poço está dentro d`água, então é muito risco ligar energia, dentro da água da Lagoa, só que hoje (17), o menino foi pra lá, para vê se já conseguia ligar, mesmo arriscando, mas vai vê se consegue”, disse Delcione Figueiredo, Diretor do SAAE.

“A gente está tentando abastecer com a água do poço de Nova Esperança, mas ela é bem ruim de ir lá”, completou Delcione.

Em tempo, o Diretor do SAAE pede a toda população do município de Macaúbas a compreensão sobre a importância da economia de água. “A gente está tendo problema, constantemente, de enchente nos Tinguis e aí tem que desligar a bomba, agora mesmo está lá desligado, não sabe quando que liga”.

Segundo Figueiredo, o problema se encontra na estação de captação. Ele aproveitou e encaminhou um vídeo, mostrando a qualidade da água que desce do Riacho do Desterro e passa encima da nascente. “Aí a gente tem que esperar passar essa água suja do Riacho, para a gente voltar a ligar a bomba”.

Com essa enchente descrita por ele, o sistema de bombeamento para a sede e a Zona Rural fica temporariamente parado, sem previsão de retorno.

O SAAE, inclusive, tinha lançado uma nota, no dia 15 de fevereiro, comunicando que o fornecimento de água para toda a cidade e parte do meio rural estava, mais uma vez, interrompido, desde às 16h30min daquela terça.

Por: João de Jesus / Foto e vídeo: Divulgação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email