ENTREVISTA: Tenente Marques, da 4ª CIPM Macaúbas, explica operações de bloqueio, na área da Companhia. Confira

 

 

 

Nesta terça (25), por volta das 09h00min ocorreu mais uma operação de bloqueio, na Rua Doutor Vital Soares, Centro de Macaúbas. De acordo com o Tenente Marques, da @4cipm_macaubas, ações como essa acontece com intuito de prevenção e combate a criminalidade. Confira a entrevista, na íntegra:
Tenente Marques: Bom dia, o bloqueio que nós fazemos aqui consiste numa operação que é desenvolvida em todo o comando do Oeste aqui da Polícia Militar. Todas as cidades que envolvem o Oeste desempenham essa operação. E nessa operação, a principal missão é combater os crimes letais intencionais. Os CVLIs consistem em crimes contra a pessoa, que é homicídio. E também os CVPs, que são crimes contra o patrimônio, que consistem em roubo e furto. E essa operação acontece em pontos estratégicos da cidade, onde ocorre um fluxo maior de carros e moto. A gente sabe que o crime se transporta, ele se locomove pela cidade. Então, a gente sabe que o criminoso, ele precisa se locomover. E nós vamos justamente em pontos estratégicos da cidade, pra buscar e prevenir o crime antes que ele aconteça.
Repórter: Desde quando começou essa operação?
Tenente Marques: Na verdade, essa é uma operação que faz parte do nosso trabalho. É uma operação que corriqueiramente acontece, mas que agora nós estamos dando ênfase, por causa da pandemia (…) pessoas que possam vim a cometer furtos, motivadas por a questão talvez de emprego, enfim. E aí nós estamos dando uma intensificada, justamente pra combater esse tipo de de atuação delituosa aí.
Repórter: Basicamente tem duração de quantos minutos, horas e quantas vezes por dia ou semana?
Tenente Marques: Na verdade isso não é estabelecido previamente. Mas a gente sempre procura ali nos finais de semanas. É onde tem um fluxo maior de pessoas transitando pela cidade. A duração, ela vai depender, justamente se a gente conseguiu obter êxito naquilo que nós queremos e se a gente não conseguiu naquele ponto, a gente vai pra outro, outro ponto estratégico, até a gente obter êxito.
Repórter: E quais os principais resultados dessas operações?
Tenente Marques: Bem, a gente tem como resultado aí justamente a prevenção da prática do crime, o não acontecimento do crime, é o nosso maior resultado. Mas a gente também tem a questão da apreensão de veículos irregulares, notificações de trânsito, pessoas que estão conduzindo o veículo de maneira irregular, etc. Isso acaba sendo uma consequência dessa operação.
Repórter: Pra finalizar, eu queria que o Senhor PM Tenente Marques falasse para a população sobre essa conscientização.
Tenente Marques: Bem, primeiro é dizer que esse trabalho que nós desenvolvemos é justamente para a população. Nós trabalhamos para a população e a gente está desenvolvendo essas operações com mais intensidade, justamente para as pessoas que não tem nada a temer e as pessoas que não devem, digamos assim. E então a gente está intensificando justamente para combater o crime e que as pessoas continuem transitando com tranquilidade, dentro da nossa Macaúbas.

Reportagem: João de Jesus

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email