ENTREVISTA | Secretário Municipal de Agricultura destaca o Projeto de Plantação Artesanal de alho em Macaúbas

 

Nesta quinta (03), o Secretário Municipal de Agricultura de Macaúbas, participou do programa 103 Notícias, da Macaúbas FM, e destacou o Projeto de Plantação Artesanal de alho no município macaubense. Confira a entrevista na íntegra:

1) Se apresente para os ouvintes da Macaúbas FM 103,9. 
Boa tarde ouvintes, meu nome é Valdete Teixeira de Matos, sou Técnico em Agropecuária e graduado em Tecnólogo em Gestão Ambiental, estou assumindo a Secretaria de Agricultura do Município de Macaúbas.
2) Quando começou a plantação experimental de alho, onde está acontecendo e por que da escolha desses locais? 

A plantação de alho teve início no dia 12 de maio indo até o dia 20, nas localidades de Canabrava, Tinguis, Calumbi e Catolés. Essa variedade que estamos implantando é mais adaptada para a região de altas altitudes, acima de 800 metros, ou seja, mais apropriada para a Região Serrana. Contudo, achamos interessante testar também em Catolé, que é de baixa altitude, para observarmos melhor o seu desenvolvimento.

3) Como surgiu a ideia de trazer esse projeto para Macaúbas?

Tivemos o conhecimento do cultivo no município de Novo Horizonte, que não fica muito distante daqui e tem solo e clima semelhante ao nosso. Fomos lá conhecer de perto. Achamos interessante e conseguimos adquirir um pouco de sementes. E já tínhamos alguns agricultores que estavam interessados no plantio dessa cultura.

4) Quais os planos da gestão para expansão desde meio aqui no município?

O plano de gestão é observar o desenvolvimento das unidades, caso obtenhamos resultados positivos, mostrar de perto aos produtores, através de visitas, excursões, etc. Para que no próximo ano iniciar-se um plantio em larga escala.

5) Como a Secretaria de Agricultura está atuando nesse projeto?

O projeto está sendo custeado pelos próprios produtores. A secretaria está atuando com a assistência técnica, prestando todas as orientações necessárias para a condução da cultura, através do seu quadro técnico. Atualmente, estamos com quatro engenheiros agrônomos e um tecnólogo em gestão ambiental.

6) Quais as principais consequências e benefícios que esse projeto pode gerar para a população de Macaúbas?

Esperamos que o experimento seja bem sucedido, tendo esses como modelo, tornando um grande celeiro na produção de alho, gerando emprego e renda para os macaubenses.

7) Agradecimentos;

Bom, eu gostaria de agradecer o espaço cedido para passar essas informações aos produtores e aos ouvintes de um modo geral. E dizer que a Secretaria de Agricultura está à disposição de todos para melhores esclarecimentos e mais informações.

Reportagem: João de Jesus

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email