ENTREVISTA | Psicóloga Aimeé destaca a importância da Abordagem Centrada na Pessoa

Nesta quinta (03), no programa 103 Notícias, especial de feriado, na Macaúbas FM, a Psicóloga Clínica Aimeé Ingrid Dantas destacou a importância da Abordagem Centrada na Pessoa, bem como os hábitos que cada ser humano pode evitar, para quem sofre com a ansiedade. Confira na íntegra:

1) Faça uma pequena apresentação sobre você e seu trabalho;

Olá, boa tarde. Como vão vocês? Espero que bem. Meu nome é Aimeé, sou psicóloga, atualmente trabalho na área da psicologia clínica e atuo com a abordagem centrada na pessoa.

2) Aimée, diga aos ouvintes o que é uma ACP (Abordagem Centrada na Pessoa)?

Então, a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), ela é uma modalidade da psicoterapia que foca na pessoa e na sua autodescoberta. Psicólogo, Nescau Rogers, que foi o de quem desenvolveu a abordagem centrada pessoa, ele traz a ideia de que os seres humanos, eles buscam a saúde mental e o seu crescimento. E, segundo o Rogers, nós temos o que ele chama de tendência atualizante, que seria essa tendência atualizante? É a nossa tendência de buscar ser melhor, de buscar uma mudança, de buscar o nosso crescimento nossa evolução, bem como também as respostas e as resoluções dos nossos problemas. Porém, muitas vezes, essa tendência, ela se encontra adormecida. E aí, é dentro do Setting terapêutico, utilizando a abordagem centrada na pessoa, que damos início dessa tendência?

3) Quais os princípios da abordagem centrada na pessoa?

Segundo Rogers, existem três condições básicas e necessárias que o psicólogo precisa ter dentro das sessões de terapia e para com o seu cliente. Primeiro de tudo, ele fala sobre mineração positiva, que seria a aceitação positiva incondicional, que consiste em acertar a essência da pessoa da maneira que ela é, é aceitar o seu paciente, o seu cliente da forma que ele é. Ou seja, aceitando a sua personalidade de uma forma completa. Sem qualquer juízo de valor ou críticas. E ainda, aceitar tudo que ela trouxer, tudo deve ser bem recebido de uma forma empática e através do afeto positivo. Ele traz também a empatia. O que é a empatia, na verdade? É está verdadeiramente disponível para o outro, é buscar se aproximar da visão da outra pessoa.

4) Qual o papel do psicólogo nessa abordagem?

O psicólogo ele vai atuar como facilitador, ele vai ser aquele que vai interpretar as experiências e os sentimentos do indivíduo, de acordo com a perspectiva do próprio paciente. O paciente e o profissional, eles vão estabelecer uma relação equilibrada de confiança mútua, se distanciando daquela ideia de que o terapeuta tem a detenção do saber, que sabe tudo ou que sabe mais do que o cliente. Ele vai analisar o seu cliente a partir do ponto de vista do cliente.

5) Como será a 1° jornada de autoconhecimento e quanto ocorrerá?

Então, a primeira jornada do autoconhecimento é um bate-papo que eu vou estar promovendo, que vai estar acontecendo (…) Você pode está se inscrevendo através do meu INSTAGRAM, eu vou está deixando o meu INSTAGRAM mais a frente pra vocês. Ela tem por objetivo falar sobre a importância do autoconhecimento. O autoconhecimento, ele possui inúmeros benefícios, como se conhecer, trazer mais confiança para si mesma, se aceitar da forma que você é, conhecer você, conhecendo os teus valores, os seus pontos fracos, os seus pontos fortes, etc. A busca também pelo amor próprio, o autoconhecimento te ajuda a fortalecer a sua autoestima, então o autoconhecimento ele possui inúmeros benefícios e muitas vezes nós não conseguimos desenvolver esse autoconhecimento sozinho.

6) Quem pode participar dessa jornada Aimee?

Então, ela é aberta a qualquer tipo de público, não existe restrição de idade, é só você entrar lá, fazer sua inscrição direitinho. Qualquer pessoa pode participar.

7) Agora indo para o lado da Pandemia, pois quase tudo ficou de forma remota. Quais são os benefícios da psicoterapia online?
A psicoterapia online, foi uma nova forma de trazer a psicoterapia, de nos adaptarmos a esse novo modelo, embora já existia, mesmo antes da pandemia. E é autorizada pelo Conselho de Psicologia, segundo a Resolução do CFP 011/2018 e além do mais possui inúmeros benefícios. Ela é tão eficaz quanto a psicoterapia presencial. O que vai diferenciar é o modo como as sessões são feitas. E no caso da psicoterapia online, ela é feita através dos digitais, celular, computador, tablet e além do mais, tem muitos benefícios. Como ela economiza o tempo e o valor de deslocamento e você não vai precisar estar gastando com passagem, com gasolina, pra poder ir até o local de atendimento e os horários de agendamento são flexíveis (…) E para dar início, na psicoterapia online, você vai precisar de uma internet com uma conexão boa e estável, um ambiente seguro, confortável, sigiloso, onde você se sinta bem à vontade pra poder falar sobre as suas demandas. Um dispositivo de celular que a câmera funcione bem ou o computador com webcam, somente isso. Então, vale muito a pena aderir a psicoterapia online se você se sentir à vontade pra isso também.
8) Chegando perto do final da entrevista, eu vejo que você comenta muito em suas redes sociais sobre a ansiedade. Diga aos ouvintes, quais são os hábitos que mais pioram a ansiedade numa pessoa e assim todos devem evitar?

Sim, sim, lá no meu INSTAGRAM tem muito conteúdo falando sobre ansiedade, explicando um pouquinho como que funciona, explicando um pouquinho também sobre as crises, tem também algumas técnicas que podem te ajudar na ansiedade. E realmente existem muitas coisas que fazemos, que podem piorar a nossa ansiedade, como não fazer nenhum tipo de atividade física, não se alimentar direito, não beber água direito, não buscar ajuda de um profissional psicólogo, porque é muito importante essa ajuda. Muitas vezes nós não conseguimos lidar com os nossos conflitos internos e dependendo de algumas situações, essa ansiedade ela se torna constante, você já não consegue mais ter o controle dela. Então é muito importante que você busque a ajuda de um profissional. Também, não dormir bem a noite pode prejudicar, pode acabar agravando sua ansiedade, ter mal hábito noturno e também o excesso nas redes sociais. Muitas vezes, quando estamos utilizando a rede social em excesso, nós acabamos nos comparando e essa comparação acaba piorando a nossa ansiedade também.

9) Para finalizar, gostaria que você informasse as suas redes sociais, para que mais pessoas aqui da região conheçam e acompanhem seu trabalho e diga suas considerações finais.

Vou estar deixando aqui o meu INSTAGRAM, que é @aimeeingrid.psi. Vale muito a pena, tem bastante conteúdo voltado para psicologia, praticamente todos os dias eu estou postando muito conteúdo interessante, com temas interessantes e importantíssimos, que nos ajudam bastante. Gostaria de agradecer pelo convite, muito obrigada, de verdade, de coração. Espero ter contribuído pra vida de vocês. E é muito bom, é muito gratificante poder falar sobre a minha profissão, poder falar sobre temas importantíssimos, voltados pra minha área, para área da psicologia. Muito obrigada, de verdade.

Reportagem : João de Jesus

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email