Em Macaúbas, Pepe Moreno cantou “eu quero é ser Gay, depois que um Gay me cantou” e algumas pessoas não gostaram da música

Cantor se apresentou na Praça da Matriz no último dia de Festa do São João 2022

Neste sábado (25 de junho), o cantor Pepe Moreno subiu no palco principal da Praça Imaculada Conceição para se apresentar. Ele, que é de Macaúbas/BA, cantou para uma multidão que estava presente na Quadra e em seus arredores, naquela noite. Em uma das músicas, cantadas por ele, a letra chamou bastante a atenção das pessoas.

Após a sua apresentação, algumas pessoas usaram os meios digitais para dizer o descontentamento, perante a forma como o artista cantou. Dizendo “eu quero é ser Gay, depois que o Gay me cantou”, Pepe fala que está querendo lançar a canção.

Depois desse show, surgiram conversas, através de aplicativos de mensagens, na qual algumas pessoas mostravam a indignação por conta desse episódio. Quem se revoltou, entendeu, ao que parece, que o cantor quis incentivar as pessoas a serem homossexuais.

Dessa forma, houve um princípio de repercussão do caso. Tudo ocorreu às vésperas do Dia do Orgulho Gay, comemorado nesta terça-feira (28).

Procurado pela equipe de Jornalismo da Rádio Macaúbas FM, o cantor Pepe Moreno não respondeu ainda aos questionamentos da emissora, mas ‘curtiu’ a mensagem enviada, via rede social.

Foi em sua conta, nos meios sociais também, que o artista gravou um vídeo, nesta quarta-feira (29). Nas imagens, ele aparece na Praça da Matriz, próximo da Igreja. O cantor estava próximo do Padre Osvaldino.

Pepe mostrou um pouco da reforma da Igreja Matriz e aproveitou, juntamente com o Padre, para informar como as pessoas podem ajudar com doações e contribuir com o processo de reforma do local.

Procurado pelo veículo de comunicação, para falar sobre o assunto, o Professor Macaubense João Jalecio Santos Leao, que possuí uma relação homoafetiva disse que a música cantada por Pepe, numa praça lotada, não é maldade. Além disso, ele, que já esteve na Macaúbas FM para falar sobre um projeto cultural, diz que o “ódio deve ser respondido com justiça”.

Confira na íntegra a opinião de Jalecio:

“É terrível pensar que existam pessoas ainda com esse pensamento nos dias atuais… Ainda mais terrível ter que ouvir esses áudios espalhados nas redes sociais como motivo de piada e chacota. Não podemos mais permitir que essas situações sejam incentivadas. Discursos de ódio, mesmo em tom de piada têm levado à violência morte de pessoas. É preciso pensar que homofobia é crime!!! Em relação à música, que é de um estilo mais popular não vi maldade, talvez uma forma torpe de abordar um tema sem preocupação de torná-lo sério. Enfim, precisamos combater toda forma de discriminação e preconceito. Infelizmente muitos dos que se dizem “machões”, têm a tal da masculinidade fragilizada e se ofendem ou se revoltam. Será por quê? O fato de duas pessoas do mesmo sexo se amarem afeta suas sexualidades? Creio se tratarem de seres desprezíveis que pregam o ódio ao próximo… E esse ódio deve ser respondido com justiça! HOMOFOBIA É CRIME. É preciso exaltar isso, pois protege seres humanos iguais…”

A equipe de Jornalismo não conseguiu contato com o o presidente do Grupo LGBT de Macaúbas (GLM), Vamberto Afonso Pereira, conhecido como Nuno. Porém, ele foi também procurado pelo Chapada News.

Para o veículo de imprensa, na região vizinha, ele disse que Pepe Moreno foi corajoso ao cantar a música no palco. Para Nuno, isso despertou a LGBTfobia em muitos homens de masculinidade frágil.

Confira na íntegra o que ele disse ao Chapada News:

“É bom ver a comunidade LGTBQI+ ser ouvida, sendo respeitada. O pouco que eu vi nas redes sociais achei elogiosa a composição e a coragem do Pepe Moreno ter levado isso para o Palco. Porque lamentavelmente a gente vive a hipocrisia velada dos machistas, fascistas e homofóbicos, que se machucam, se melindram com música desse teor ou com essa abordagem LGBT. Despertam neles a LGBTfobia deles. Mas na verdade, trata-se dessa masculinidade frágil de alguns, quando nos atiram pedras. E por vezes se você for averiguar bem, é esse tipo de pessoa aí que lamentavelmente, vivem um mundo obscuro, que não é seu, dentro de um armário. Tem até os que constituem família, etc., mas na verdade pela covardia, pelo medo de existir. O que é lamentável, pois aí já é uma questão cultural mesmo”

Veja um pouco mais das opiniões de Nuno:

https://www.instagram.com/tv/CfXXmjqqwOm/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Essa música, cantada em um ritmo popular, narra o fato de um homem ter se envolvido com muitas mulheres e não conseguir achar o que encontrou em outro ser do mesmo sexo.

Após o ocorrido, houve diversas pessoas que levantaram a questão da conscientização sobre a diversidade e em educação sexual.

Vale ressaltar que durante o show, Pepe Moreno cantou diversas outras músicas, com muitos hits diferentes. Mas, apenas quando ele lembra de Gay, houve tantos comentários.

Em sua apresentação, o cantor lembrou do prazer de estar cantando em sua cidade natal.

“Eu quero agradecer a todos os prefeitos, as famílias dos prefeitos, desde a época do João Sales, meu avô João Marques me trouxe, pra tocar aqui, uma vez”, disse Moreno.

Ele ainda lembrou que os demais gestores seguiram a rotina de contratar ele, para as festas de Macaúbas.

“Depois, veio o Prefeito Sebastião Nunes, um abraço Sebastião Nunes, toda família. Já me ‘botou’ várias vezes pra mim tocar aqui, nesse palco. O candidato Neto Nogueira, já contratou um show do Pepe Moreno, quando era candidato a Prefeito, lá na Rodoviária”, lembrou o cantor.

“O candidato Amelinho, me trouxe duas vezes aqui, na virada do ano e no São João”, completou Pepe.

Ele ainda disse que neste último show citado, houve até um atraso.

“Cheguei atrasado aqui, 3 horas da manhã, pedir desculpas a vocês”, reconheceu o artista.

E para finalizar suas falas de agradecimentos aos gestores, ele lembrou do Prefeito atual.

“E agora, o cara que, através do Vitor Bahia, ele me ligou, ‘Pepe tem interesse de tocar no São João de Macaúbas?’, falei ‘tem, claro, bora combinar’. A gente ficou, mais ou menos, 2 meses negociando, até pensei que não vinha, aí o Vitor me ligou ‘estamos negociando ainda’. Aí o Prefeito, quero mandar um abraço para o Prefeito Aloísio. E ele me ‘botou’ pra falar com Aloísio. Primeira coisa que o Aloísio me falou ‘Pepe, você lembra quando você fez um show em Oliveira dos Brejinhos/BA, que você me deu uma carona, para mim ir lá pro seu show?’ Eu nem lembrava, que eu dei a carona para o Prefeito Aloísio. Obrigado Aloísio pela oportunidade de estar me trazendo aqui. Eu quero dizer pra vocês que nunca maltrata alguém quando você tiver subindo. Você pode encontrar quando você tiver descendo”, finalizou Pepe Moreno.

Veja o vídeo da apresentação de Pepe Moreno. Imagens feitas pelo YouTube da Prefeitura de Macaúbas. A montagem é de uma publicação nas redes sociais e, portanto, não expressa, necessariamente, a opinião da emissora, nem de quem produziu a imagem original.

Veja todas as apresentações do dia 25 de junho:

Por: João de Jesus / Imagens: WhastApp/MacaúbasFM

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email