CoronaVac: Macaúbas inicia vacinação de crianças acima de 03 anos contra Covid-19

 

A aprovação da Anvisa para o uso da CoronaVac na imunização de crianças com 3 e 4 anos ocorreu no dia 13 de julho, em uma decisão unânime, após a análise de um pedido apresentado pelo Instituto Butantan, em 11 de março, para a liberação da vacina contra a Covid-19 para essa faixa etária.

 

A Coronavac está autorizada para uso emergencial no Brasil desde o dia 17 de janeiro de 2021, mas foi somente em janeiro de 2022 que a agência regulatória autorizou a ampliação do uso da vacina para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade. O pediatra da rede pública do DF, Henrique Gomes, em entrevista ao G1, recomenda que os pais levem as crianças a partir dos 3 anos para que sejam vacinadas assim que possível, para evitar os efeitos adversos que a doença pode causar nesse público.

Segundo estudos, a porcentagem de eficácia da CoronaVac para crianças de 3 e 4 anos pra internação de casos leves, a eficácia é baixa, é de 40%. Mas a eficácia para internação de casos graves é de 80%.

Especialistas recomendam a vacinação por considerarem que dos efeitos adversos relatados, nenhum é grave. Pra essa faixa etária está sendo aplicada em ampla escala tanto na China quanto no Chile, e nenhum caso grave foi relatado, apenas dor e vermelhidão local. Quando não, efeito com febre, vômito e tosse, mas depois as crianças tiveram boa evolução.

È importante  lembrar que a Covid inicialmente atacava mais idosos como população de risco, depois chegaram outras cepas que atingiram adultos jovens, até chegar a pediatria.

Hospitais de todo Brasil registram o aumento de internações de crianças em decorrência de complicações da Covid-19, portanto vacinar seu filho é um ato de amor e proteção.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email