Conselho Municipal de Educação participa das comemorações dos 180 anos do CEE Bahia

O Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE Bahia) completou 180 anos de existência neste mês de maio de 2022. Para comemorar a data, foi realizada a Conferência Nacional dos 180 Anos de Gestão Colegiada da Educação Brasileira, na noite de segunda-feira (30), na sala principal do Teatro Castro Alves (TCA).

A Presidente do Conselho Municipal de Educação de Macaúbas, membro do grupo Gestor da UNCME Bahia (representante da UNCME na Bacia do Paramirim), Alzira Leão que se fez presente nesse grande momento para a Educação Macaubense.

A UNCME/BA foi uma das entidades a fazer jus e figurar no registro da história desses 180 anos do CEE/BA A Comenda de Honra CEE/BA, entregue à Profa. Gilvânia Nascimento, em nome da UNCME/BA, confere reconhecimento àqueles que se distinguiram por suas relevantes contribuições para o desenvolvimento da educação na Bahia e no Brasil. O momento contou com a presença de vários Conselheiros/as municipais do Estado.

Criado na Bahia em 25 de maio de 1842 foi o primeiro conselho de educação do país, ainda no Brasil Imperial do Século XIX. Órgão normativo, deliberativo e consultivo do sistema educacional público e privado baiano, o Conselho Estadual de Educação estabelece regras para todas as escolas das redes estaduais, municipais e particulares, sejam elas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e profissional, presencial ou à distância. Também cabe ao conselho guiar as instituições de ensino superior públicas, bem como habilitar seus cursos.

Fonte: Ascom Doris/ Alzira/ Uncme nacional / Foto: Ascom

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email