Chega para Macaúbas e micro região as primeiras doses da CoronaVac, vacina do Covid-19.

Minutos após o Por do Sol desta terça, 19 – pousa em Macaúbas avião fretado pelo Governo do Estado trazendo a primeira remessa de vacina Sinovac, contra o Covid-19, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com a Fundação Butantã, sob os esforços do Governo de São Paulo, através do governador João Dória. Não foi divulgada a quantidade, mas tomando como base o percentual proporcional a população, estima-se que foram pouco mais de 6 mil doses; quantidade esta que será rateada entre os municípios da Bacia do Paramirim. Para Macaúbas devem tocar pouco mais de 1.000 doses, o que dará para imunizar pouco mais de 500 pessoas. E estão no topo da prioridade os profissionais de saúde da linha de frente ao enfrentamento ao Covid-19. No entanto, não se sabe se estão ai 100% das doses destinadas para a primeira e segunda etapa (após 21 dias da primeira dose aplicada), visto que o Governo do Estado da Bahia, alega motivos de segurança na reusa da divulgação das quantidades transportadas e destinadas aos município. Apenas Salvador recebeu 47 mil doses.

Estas doses chegada em Macaúbas por volta das 7h da manhã desta terça feira, 19 de janeiro, foram recebidas pelo Coordenador Índio Vilas Boas, do Micro-Polo (antiga Dires)  de Boquira (ligado a Núcleo Regional da Saúde com sede em Vitória da Conquista) , a partir de lá as vacinas deverão ser redistribuídas para os 9 municípios da Bacia do Paramirim. No ato de recebimento estavam alguns servidores da Prefeitura de Macaúbas, apoio da Polícia Militar da 4ª CIPM e o Prefeito Aloisio Rebonato.

A Secretaria de Saúde de Macaúbas e a Secretaria de Comunicação, ainda não fizeram  divulgação do Cronograma Oficial de vacinação desta primeira etapa, também ainda não divulgaram quais são os profissionais da saúde que receberão o imunizante que será aplicado em duas doses. No entanto pelas regras do Ministério da Saúde, primeiro os profissionais da linha de frente, sendo assim, deverão ser contemplados 100% dos servidores da UPA, bem como do SAMU, Hospital, do Centro de Saúde, agendes de monitoramento, e ai só depois entra os idosos acima de 75 anos, os idosos do Asilo São Francisco de Assis também devem ser contemplados, bem como seus colaboradores. Aguarda-se pronunciamento oficial da Secretaria de Saúde de Macaúbas.

( Fonte: Blog do Alécio Brandão )

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email