CBF convoca Assembleia Extraordinária para decidir afastamento definitivo de Rogério Caboclo

Após meses de indefinição, a CBF definiu data para confirmar o afastamento de Caboclo e projeta eleição até março

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou em seu site oficial uma convocação de Assembleia Extraordinária para decidir o afastamento de Rogério Caboclo, como informou a ESPN na última terça-feira (15). O documento foi assinado pelo presidente Edinaldo Rodrigues.

Veja abaixo o comunicado da CBF:

O Presidente interino (em exercício) da Confederação Brasileira de Futebol, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelos arts. 39 e 45, do Estatuto, em atenção ao que consta dos anexos Ofícios CEFB nº 197/2021 e 206/2021, datados, respectivamente, de 12 de novembro de 2021 e 1º de dezembro de 2021, que lhes foram dirigidos pelo Sr. Presidente da Comissão de Ética do Futebol Brasileiro, tem a honra de convidar as Federações filiadas para Assembleia Geral Extraordinária de natureza administrativa, que se realizará na modalidade presencial, no dia 24 de fevereiro de 2022, em primeira convocação às 14 horas, e em segunda convocação, às 15 horas, na sede da entidade, na Avenida Luís Carlos Prestes, 130, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, CEP 22775-055, a fim de deliberar sobre:

– Apreciar a sanção aplicada por meio de decisão da Comissão de Ética do Futebol Brasileiro, no bojo da denúncia formulada contra o presidente afastado Rogerio Langanke Caboclo, objeto do Processo PCEFB nº 511/2021, nos termos do disposto no Parágrafo único, do art. 22, do Código de Ética do Futebol Brasileiro, e no art. 8º, do Regulamento das Câmaras de Investigação e de Julgamento da CEFB, bem como dar cumprimento às disposições estatutárias decorrentes da eventual ratificação da sanção e outras disposições inerentes a esse item.

Fica esclarecido que, antes da deliberação do item 1, será franqueada nesta Assembleia a presença de um advogado por cada parte interessada, dando-lhe oportunidade de realizar a defesa oral pelo prazo de 10 (dez) minutos, vedado qualquer aparte.

Levando em conta a relevância do assunto a ser tratado, contamos com a presença de todas as Federações filiadas.

Rio de Janeiro, 16 de fevereiro de 2022.

EDNALDO RODRIGUES GOMES

Presidente Interino

Entenda o caso
Como as punições somadas a Rogério Caboclo ultrapassariam o período do atual mandato, que terminaria em abril de 2023, o vice-presidente mais antigo da CBF assumiria de imediato. Ele ficaria até a votação para definir um novo presidente, de acordo com o estatuto da entidade.

Entre os vices, Coronel Nunes é o mais velho e naturalmente assumiria. No entanto, como está afastado por questões médicas, a bola ficaria com o segundo vice-presidente mais velho. Neste caso, o nomeado seria Antônio Aquino, o Toniquinho (do Pará).

Caso a saída de Caboclo seja em definitivo, a ideia da CBF é eleger novo presidente para um mandato até abril/2023 o quanto antes. Internamente, o atual presidente interino Edinaldo Rodrigues é o favorito para ficar no cargo até abril do ano que vem.

Gustavo Feijó, outro vice-presidente da CBF, também pleiteava se candidatar neste eleição até abril de 2023. Só que, internamente, há um desenho para conduzir Edinaldo como presidente definitivo até o próximo ano.

Fonte: ESPN

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on print
Share on email